quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Pontos Turísticos

Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia é um dos um dos principais cartões-postais da cidade, tem 6 km de extensão e está a 9 km do centro da cidade, sendo uma das mais belas e equipadas orlas do país, totalmente preparada para o turismo, lazer e entretenimento. Tem iluminação especial para banhos noturnos, quadras poliesportivas e um impressionante complexo de bares e restaurantes.Lá você também encontra o Ocenário de Aracaju e Centro de Arte e Cultura de Sergipe, que fica ao lado da praça de eventos de Atalaia, o espaço possui de 1.610 metros quadrados, abriga 48 boxes para a venda de peças de artesanato local e uma área totalmente dedicada a oficinas para artesãos sergipanos. O centro funciona como um mercado aberto de artesanato produzido no estado, como redes, tapeçarias, cerâmicas e bordados, entre outros.

Parque da Cidade

O parque fica no alto do Morro do Urubu, de onde se tem uma vista belíssima da cidade de Aracaju. Há um mini-zoológico no local e um teleférico onde o turista pode contemplar o resquício da mata atlântica brasileira. Uma boa dica é visitar o parque no domingo à tarde, assim você pode conhecer o local e apreciar o belo chorinho que inicia às 18:00 horas no restaurante do parque que também serve algumas delícias da culinária regional como macaxeira frita e maniçoba.
Endereço: Parque da Cidade, bairro industrial. Telefone: (79) 215-6402.

Mirante da Praia 13 de Julho

A 13 de Julho é o um dos locais mais atraentes de Aracaju, situado no encontro do Rio Poxim com o Rio Sergipe é um verdadeiro cartão postal da cidade. Localizado numa área nobre da cidade, próximo ao Shopping Jardins e ao Shopping Riomar. O Calçadão recebeu diversos aparelhos recreativos na sua orla, com ciclovia, quadras, mirante e pequenos bares, todos margeando um imenso mangue que embeleza o local.

Ponte do Imperador

Um ancoradouro construído em 1859 para desembarque do Imperador Dom Pedro II e a Imperatriz Dona Teresa Cristina, que visitaram Sergipe em 1860. A "Ponte do Imperador" é um atrativo turístico de grande valor histórico, tornando-se agora mais atraente com a instalação de uma maquete (Museu de Rua) animada que reproduz Aracaju dos anos 40, do século XX.

Mercados municipais

Os antigos mercados Antônio Franco, datado de 1926, e Thales Ferraz, inaugurado em 1949, foram recentemente recuperados conforme o projeto original e transformados em centro comercial e cultural, abrigando lojas de produtos artesanais e típicas da região, restaurantes e bares. As estruturas dos mercados são estilo art nouveau (Antonio Franco) colonial espanhol e neocolonial (Thales Ferraz).

Orlinha do Bairro Industrial

Orla do bairro mais antigo da cidade, à beira do rio Sergipe. Foi revitalizada em 2003, transformando-se num gostoso atrativo turístico Lá você encontra diversos bares e restaurantes e tem uma visão privilegiada da ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros.

São Cristóvão (Cidade)

Em Sergipe, a 23 km da capital, está a quarta cidade mais antiga do Brasil. A maioria dos monumentos históricos da cidade está concentrada nas três praças principais, todas localizadas no centro histórico. Na Praça de São Francisco destacam-se o conjunto arquitetônico da Igreja e do Convento São Francisco, datada de 1693, onde funciona o Museu de Arte Sacra, o terceiro mais importante do Brasil em número e qualidade de peças expostas; a Santa Casa da Misericórdia, belo conjunto barroco construído no século XVII e o Museu Histórico, instalado no antigo Palácio Provincial, do século XIX, que serviu de residência para o Imperador Pedro II quando da visita à cidade, em 1860. Na Praça da Matriz mais preciosidades: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória - o mais antigo monumento tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em Sergipe -, construída em 1608. É nessa praça que estão os principais órgãos da Prefeitura Municipal, sediados em construções históricas. Vale conhecer o Centro de Restauração, instalado no sobrado do balcão corrido.
Entre as construções que, também, merecem uma visita, estão a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e o Conjunto do Carmo, compreendendo a igreja, o convento e a Ordem Terceira. O antigo claustro do convento foi transformado em santuário onde estão expostos os ex-votos, provenientes de graças alcançadas. Ali, vive-se o simbolismo da cultura nordestina e a força da fé.

Laranjeiras (Cidade)

A cidade guarda em seus monumentos traços marcantes da presença dos jesuítas, que contribuíram de forma efetiva à colonização. Em suas ruas respira-se muita religiosidade. Lá estão famosas igrejas sergipanas, como as de Comandaroba, Nossa Senhora da Conceição e do Senhor do Bonfim, todas erguidas durante o pedo de permanência dos jesuítas.
Sendo a segunda cidade histórica mais importante do Estado, concentra até hoje o maior número de manifestações folclóricas, muitas das quais já extintas no resto do Brasil. Conheça o CENTRO HISTÓRICO da cidade, cujo conjunto arquitetônico e paisagístico é tombado pelo Iphan. Visite os MUSEUS DE ARTE SACRA, AFRO-BRASILEIRO e JOÃO RIBEIRO. Conheça o PATRIMÔNIO HISTÓRICO da cidade: igrejas e casas dos séculos XVII a XIX. Distância da capital: 23 km. Vias de acesso: BR–101

Cânion de Xingó na Cidade de Canindé do São Francisco

Com a construção da barragem da Usina Hidroelétrica de Xingó no Rio São Francisco, deu-se origem a um cânion, formado por um vale profundo, com 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia de 50 a 300 metros. O visual é muito bonito, com rochas de granito avermelhado e cinza na encosta, além das diferentes espécies de aves e répteis na caatinga, vegetação do local. Há possibilidade de fazer passeios de lancha, escuna e catamarã (veleiro de dois cascos) por um labirinto para admirar o local. Paisagens belíssimas, formações rochosas deslumbrantes, água cristalina, trilhas ecológicas, vegetação exuberante e fauna diversificada: Isso é Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km da capital.

Estas são somente algumas das opções do que o Estado de Sergipe e a Cidade de Aracaju tem a oferecer. Veja mais algumas imagens de Aracaju:





Fotos: DANIEL BARBOSA, JORGE HENRIQUE e de origem desconhecida

4 comentários:

Unknown disse...

Olá, sou cynhtia de Recife. Costume vim a Aracaju visitar meus pais, mas nunca procurei saber e conhecer os pontos turísticos do local. Gostei muito do site, pois contem as informações históricas, localização, passeios e gastronomia. Vai ser muito util para traçar um roteiro de visita.
obrigada!

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Daniela,sou da Bahia, e gosto muito de Aracaju,Uma cidade muito linda e hospitaleira, inclusive quero parabenizar a galera da organização do site, está MARA!!!
Ahhh e me desejem boa sorte Estou indo prestar vestibular da UFS!Uhuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

Olá, me chamo Simone!
É a 2ª vez que venho a Aracajú, moro em São Paulo.
Conheci todos esses pontos turísticos, realmente são tudo de bom. Vale ressaltar a Lagoa Redonda a 16 KM de Pirambú.
Um local extraordinário.........
Vale a pena conhecer.
Já conheci outras capitais brasileiras, mas nunca vi uma orla tão linda e completa de lazer que nem a da Atalaia. Parabéns Sergipanos por uma cidade tão linda como essa!
Bjinhus.

amor e sexo disse...

gosto muito dessa capital maravilhosa costumo visitala varias vezes sou de amparo do são francisco e faço questão de sair daqui para ir visitar essa cidade maravilhosa só que eu gosto mais de ir a catedral metropolitana ou a ponte construtor joão alves bjks e tchau tchau!!!!!