quinta-feira, 27 de setembro de 2007

O Sergipano Fala!

Sergipanês

A COMO? ==> Qual é o preço? Quanto custa?
A MIGUÉ ==> À toa, relaxado, largado, sem interesse.
A MORTE É CEGA! ==> Expressão usada para referir-se a alguém muito feio.
A PULSO, APUSSO OU APUÇO: ==> À força. Contra a vontade. Isto é na marra, não tinha jeito mesmo, tive que vir, ou ir.
A QUANTO? ==> Qual é o preço? Quanto custa?
ABELHUDAR ==> Agir com curiosidade, indiscrição. Intrometer-se.
ABESTALHADO ==> Abestado, abobado, besta, bobo, imbecil, tolo.
ACOITAR ==> Abrigar, acolher, defender. Dar coito ou guarida. Esconder.
ACUDIR ==> Ajudar, auxiliar, defender, proteger, socorrer.
AGONIADO ==> Aflito, afobado, amargurado, angustiado, apressado, indisposto.
AMARRAR MINHA ÉGUA:Arrependimento, se eu soubesse não entrava nesta fria
APERREADO ==> Aborrecido, afobado, ansioso, apoquentado, apressado, chateado, indisposto.
APOIS ==> Expressão de concordância.
ARACAJU ==> Capital do Estado de Sergipe. Há dois significados para esta palavra indígena. Alguns traduzem como “lugar de cajueiros”. Outros dizem que é “cajueiro dos papagaios".
AREAR A FIVELA ==> Dançar junto de alguém.
ARRE ÉGUA :Expressão não muito usada em nossa região mas trazida por habitantes nordestinos de outras regiões, seu significado seria como "Puxa errei ou mesmo Droga"
ARRE : Expressão usada como alívio ou então espanto "Arre égua"
ARRODEAR ==> (arrudiar) Andar ao redor. Rodear.
AVEXADO ==> Apressado, vexado.
BAIXA-DA-ÉGUA ==> Lugar distante.
BARREADO ==> Confuso, sem saber o que fazer ou o que dizer.
BEBER COM FARINHA ==> Ingerir bebida alcoólica demais.
BEXIGUENTO ==> Pessoa que não presta.
BIBOCA ==> (bó) Beco ou lugar estranho. Lugar apertado, escondido, estreito.
CABRA DA PESTE ==> Indivíduo destemido, provocador ou valentão.
CABRUNCO: Nome errado de um tipo de doença bovina (Carbúnculo) muito usado em nossa terra como palavrão ofensivo. Atenção atualmente muito difundido pela mídia devido a sua bactéria o Antraz em português e Antrax em Inglês. O negócio é usar cueca de ferro devido o antraz....ou seja o antraz cutâneo..??
CABRUNQUENTO ==> Coisa ou pessoa ruim.
CARANGUEJO:Crustáceo muito apreciado na Região, vive em mangues que espero que não tenham destruído. Muito saboroso.
CARÃO:A princípio é uma cara bem grande, mas aqui em nossa terra, é bronca, "esbregue" ralhar etc.
CARRADA :Poderia ser um carro atrás do outro, mas aqui no Estado Carrada é uma carga de areia lavada do rio(pedra, brita e outros) que cabe em uma carroça de burro. Pode também expressar quantidade quando falamos por exemplo “uma carrada de gente”.
CHEGA! CHEGA! ==> Venha rapidamente! Ajude-me!
CHENTE OU OCHENTE:Expressão errônea traduzido como "ô gente, ou olá gente", porém é usado como espanto.
COBRA CRIADA:Termo empregado, a pessoas astutas, audaz, conhecedora de macetes, malandro.
COITEIRO ==> Aquele que protege ou esconde criminosos ou namorados.
DA BEXIGA ==> 1. Em grande intensidade. Ex. Estou com uma fome da bexiga!
DA PESTE ==> Algo extraordinariamente bom ou ruim.
DE LASCAR O CANO ==> 1. Bom demais. 2. Desagradável, decepcionante, irritante, etc.
DESDROBO ==> Desdobro (dô) argumento pouco convincente ou sem importância.
E FOI, FOI? ==> É mesmo?
É NÃO ==> Não é. O nordestino, inclusive o sergipano, fala o verbo antes do advérbio.
EITA PÊNTIA ==> Eita Pêntia (Êitcha Pêntchia) Expressão usada para expressar admiração, alegria, dificuldade, espanto, surpresa, susto, etc.
ESTUPOR BALAIO ==> 1. Infarto. Morte. Paralisia repentina. 2. Pessoa feia. 3. Expressão usada quando a pessoa se irrita com algum objeto ou alguma situação.
ETA-PEGA ==> (Êta-pêga) Expressão usada quando a pessoa se espanta ou tem uma surpresa.surpeendente
FI, FIO OU FILHO DA BEXIGA;ou GOTA SERENA; ou MOLÉSTIA; ==> Coisa ou pessoa ruim
FI, FIO OU FILHO DA PESTE;ou DE UMA ÉGUA;ou CABRUNCO; ou DO CRANCO ==> Coisa ou pessoa ruim.
FUMBAMBENTO ==> Desbotado. Sem cor.
GELADINHO ==> Sorvete caseiro embalado em saco plástico transparente de forma cilíndrica. Em São Paulo, é chup-chup. No Rio de Janeiro, é sacolé.
MAS TÁ! ==> Expressão usada para demonstrar dúvida, desafio, incredulidade, surpresa.
MASSA (GÍRIA) ==> Agradável, bacana, bom, bonito
Miar: Quando a coisa dá errada, quando alguém é meio doido é miado.
NA LONA ==> Em situação difícil. Sem dinheiro.
NA MARRA ==> Contra a vontade.
NA TORA ==> À força, na valentia.
NAS CARREIRAS ==> Às pressas.
OI ELA! OI ELE! ==> Oi ela! (ói) Saudação afetuosa, típica de Sergipe.
OXE (Ô) ==> Oxente.
OXENTE ==> Expressão usada quando a pessoa sente espanto ou surpresa.
PAIA ==> Paia (pá) Ruim.
PÃO CILINDRO ==> Pão sovado (de massa fina, muito batida).
PÃO CUIUDO ==> (cuiúdo) Pão adormecido, do dia anterior, murcho.
PÃO JACÓ ==> Pão francês.
PEBA (É) ==> De baixa qualidade, mal feito.
PENTCHA: Expressão de admiração, de bronca , no lugar de pô...
PERÔBO: O mesmo que viado, bicha
PICADO: Pode ser cortar em pedacinhos a comida ao fazer. "Com raiva" Saiu daqui picado"
PORRETA : Bacana, maravilhosa, legal , mas também é uma cidade da Itália onde nossos Pracinhas também conquistaram na segunda Guerra Mundial.
PRA PESTE ==> Muito, grande quantidade. Ex.: Ele gosta de pinga pra peste
PUNGA: Ato de pegar um veículo em movimento, muito perigoso
QUEM GABA O SAPO É A JIA! ==> Pessoa que se elogia ou elogia a um dos seus.
RUMA : Monte de coisa, "excremento" coletivo de alguma coisa, gíria local. (pode ser árabe)
SARARÁ: Maneira de menosprezar ou brincar com as pessoas de pele clara e com o cabelo crespo.
SE ACABAR ==> Morrer, perecer. Destruir-se, esgotar-se, exaurir-se, matar-se.
SE AMARRAR ==> Demorar, dificultar.
SE AVIAR ==> Apressar-se.
SE BATER ==> Ter dificuldade para fazer algo.
SE FAZER ==> Fingir.
SE LASCAR ==> Arrebentar-se, dar-se mal, ferrar-se, machucar-se, prejudicar-se.
SE LENHAR ==> Lanhar-se, machucar-se, dar-se mal.
SE ORIENTE! ==> Corrija-se. Tome jeito.
TABARÉU: caipira, matuto, Bicho do mato.
TÁ COM A BEXIGA; ou GOTA SERENA; ou MOLÉSTIA;ou PESTE ==> Está agitado ou irritado.
TIRAR O COURO ==> Explorar ou maltratar ou alguém.
VÉIO ==> Velho. Amigo, camarada, colega.
VOTE! (Ô) ==> Interjeição usada expressar espanto, repulsa, surpresa.

9 comentários:

José Wellington disse...

muito maneiro esse dicionário! tentarei decorá-lo para não banca o besta por aí. hehehehehe

José Wellington disse...

ou melhor, não bancar o besta!

rafaela disse...

muito massa véio esse comentário vou aprender mais sobre ele pra provocar uns cabra da peste que tem por aqui......

paula disse...

gostei muito ai tem uma ruma de palavras porreta pra peste e se voce não gostou vai se lascar .... rsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrsr

Anônimo disse...

Ponha aí bixinho nesse dicionário a palavra xêro, que significa beijo né?

um xêro a todos

Anônimo disse...

ai gostei muito das palavras ainda nem conhecia fiquei conhecendo pelo pc: que significa computador

Anônimo disse...

como disse meu amigi :
um xêro bem grande a todos

Anônimo disse...

mt fera maluco!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quem fez esse dicionário não sabe nada sobre Sergipe.