quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Agenda Cultural

Ana Carolina em seu novo album
Acontecerá dia 11 de outubro a partir das 21 h no Espaço Emes o show de Ana Carolina com o seu mais recente album "Dois Quartos", além de relembrar antigas músicas.

Lançamento do novo CD de Maria Scombona
Acontecerá no dia 12 de outubro no Teatro Tobias Barreto a partir das 21 h, com a participação de Chico César. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro Tobias Barreto a R$20 e R$10( meia).

Coco Folia na Barra dos Coqueiros
De 11 a 13 de outubro vai acontecer o coco folia na Cidade de Barra dos Coqueiros. o eventos sempre acontecerá a partir das 21 h e terá na programação as bandas OS3, Batinfun, Guing Gueto, Saia Rodada, Só lamento e Voa Dois. Ingressos à venda na Central do Pré-caju, no Shopping Jardins.

Festa de Lambe sujos e Caboclinhos na Cidade de Laranjeiras
O Lambe-Sujo é um folguedo tipicamente sergipano, encenado todos os anos, no segundo domingo de outubro, na cidade de Laranjeiras, interior do estado e neste ano acontecerá no dia 14/10. O enredo consiste na encenação da luta entre negros (os lambe-sujos) e índios (caboclinhos), estes mandados pelos brancos para destruírem os quilombos. O evento dura o dia inteiro e é considerado a maior manifestação de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. Funciona meio como um carnaval de rua. Os lambe-sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e melaço de cana, vestem short e um gorro vermelho, e carregam uma foice – símbolo da luta pela liberdade. Os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e vestem-se de índio. À tarde acontece o “combate” propriamente dito onde os dois grupos folclóricos encenam a derrota dos negros. Ao longo do dia, os grupos encenam as embaixadas (dicussões e pequenos combates) pelas ruas e “roubam” objetos da comunidade que são levados para o “mocambo”, de onde só podem ser retirados mediante uma contribuição em dinheiro. Como todo folguedo, é acompanhado por grupos musicais, basicamente percussivos.

Nenhum comentário: